Spa em detalhes… quase todos confiáveis…

Bom, quem acompanha o blog há mais tempo já sabe que o Team Lotus (o verde e amarelo, que fique claro), desde o ano passado resolveu, nas apresentações dos GPs, fugir da mesmice e dos mistérios dos rivais mais fortes e detalhar várias informações antes guardadas a sete chaves. Tudo bem, mapa do circuito, velocidades atingidas e a força da gravidade (G-Force) não são propriamente uma novidade, assim como a evolução da aderência da pista durante o fim de semana, o grau de exigência de freios e motor. Mas alguns detalhes chamam a atenção: por exemplo, o fato de que a primeira marcha não é usada, que o desempenho em sétima marcha pode ser influenciado pelo vento e que a velocidade máxima pode ser atingida na Les Combes (T5) ou na freada para a Blanchimont (T18), dependendo da direção das rajadas. Fala-se da exigência ao câmbio (GBX, de gearbox), da altura do carro (RH, de ride height). O curioso, no entanto, é o tópico referente às chances de ultrapassagem. “Poucas, provavelmente na curva 18”, diz o texto. Só se for para a Lotus. Porque em Spa é possível tentar na Source, na descida para a Eau Rouge, no retão do Raidillon, na freada depois da Blanchimont…

Quick description   Medium-low downforce track

  Easy on brakes and cooling

  Minimum RH is determined by T3

  Longest circuit of the season

  7th gear setting influenced by wind on the main straight

  Tend to run on the limiter in 7th gear to allow higher revs in Eau Rouge

  Top speed can be reached towards T5 or T18 depending on wind direction

  Top speed is important for good lap time in S1/S3 and for overtaking

  S2 is a downforce dominant sector

  No IN lap after the chequered flag Typical

balance issue

 Braking and high speed stability are the main issues

  Gears ratio (1st gear/others)  

 1st gear not used on track

 7th gear needs particular attention 

    Circuit particularity Sensitivities Bumpiness  Medium Engine severity  Very high Overtaking chance  Low (possibly T18) GBX severity  Lowest Kerbs  Low Lat/Long grip  Lateral RH setting particularity  High FRH for T3 Aero eff ratio  Very high 

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