Uns voltam, outros infelizmente de saída…

O futuro das provas de endurance, como não podia deixar de ser, ganhou novos contornos com as 24h de Le Mans. Momento ideal para anunciar novidades, como regulamento para os protótipos a partir de 2014 (os sistemas híbridos ganharão ainda mais destaque e os motores serão limitados pela quantidade de combustível disponível). E a volta da Mazda, única montadora nipônica a vencer a maratona na classificação geral, em 1991, com o 787B e seu propulsor Wankel, graças a Johnny Herbert, Volker Veidler (alguém se lembra do alemão e da equipe Rial no Mundial de Fórmula 1?) e Bertrand Gachot. Inicialmente com um motor derivado de série para a categoria LMP2 (movido a Diesel), o SkyActiv 2.2 quatro cilindros – um projeto que envolve a equipe norte-americana Dempsey Racing, do ator Patrick Dempsey. E que pode perfeitamente envolver o mineiro Rafa Matos, que não apenas venceu todas as categorias na ladeira patrocinada pela fábrica japonesa rumo à Indy, como levou um RX8 à vitória na categoria GT das 24h de Daytona.

Mazda que chega, Lola que parece viver seus últimos suspiros, justamente quando os protótipos B12/80 da equipe suíça Rebellion conquistaram animadores resultados na maratona francesa (Nicolas Prost, Neel Jani e Harold Primat receberam a bandeirada em quarto, o primeiro lugar entre os rivais da Audi). As notícias da casa de Huntingdon dão conta de que restam apenas 30 funcionários dos 180 originais, depois que a empresa entrou em regime de recuperação judicial, a caminho da falência. As peças de reposição para os protótipos estão em falta e não só a Rebellion, como outros times de destaque que contam com os modelos britânicos terão de encontrar rapidamente alternativas – a própria Dempsey Racing é um deles. Depois da March, da Ralt e da Reynard, mais uma casa britânica com uma imensa tradição nas pistas está próxima de fechar as portas. Pena…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s