Turismo melhor que o esperado…

Quando o italiano Marcello Lotti e a rede de TV a cabo Eurosport (não é necessário dizer onde atua e o que transmite…) resolveram transformar o Europeu de Turismo no FIA WTCC, o Mundial, em 2005, muita gente acreditava que ele só viveria enquanto houvesse o envolvimento direto as montadoras. Passaram BMW, Alfa, Seat, Lada, Chevrolet, todas interromperam o investimento oficial – logo surgiu quem prevesse que o campeonato morreria de inanição e chegamos à nona temporada no atual formato com uma saúde mais forte do que a encomenda, e desmentindo a teoria. A Honda se aproximou silenciosamente, apoiando-se na competência da italiana JAS Motorsport, lançou seus Civic no fim de 2012 e, de repente, se tornou o grande destaque – só a Lada, com seu Granta Sport também é representada diretamente. Quem saiu descobriu que poderia ganhar dinheiro e ainda lucrar com o marketing mantendo seus modelos em ação na mão de times privados (a Chevrolet apenas tirou o patrocínio da Ray Mallock Limited, ou RML, mas o esquema é o mesmo).

Com isso, a duas semanas da largada para um evento que finalmente manteve Curitiba como uma das paradas, depois de tirar a pista paranaense do calendário original, a lista já conta com mais de 20 carros inscritos e a perspectiva é de que 23 ou 24 acelerem o ano todo, sem contar os times que participam esporadicamente de algumas etapas. Em termos de escuderias, só tem cobra criada, com a Roal, de Roberto Ravaglia (BMW), All-Inkl, atual campeã do FIA GT (Seat), Zengo, com um terceiro Honda e a espanhola Tuenti, com total suporte da Seat Sport. E nada indica que Gabriele Tarquini e Tiago Monteiro terão vida fácil, ou que a Honda é campeã por antecipação. Bom é saber que enquanto várias séries e categorias sumiram do mapa, o Mundial de Turismo segue firme e forte. Só falta um brasileiro – Augusto Farfus, em maior grau, e Cacá Bueno, mostraram que material humano não falta – mas é apenas questão de tempo e de mais alguém mirar na categoria como uma opção interessante. Há vida inteligente e emocionante fora dos monopostos…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s