Uma justa homenagem…

Passou praticamente despercebida a morte, no começo da semana, do cubano radicado nos EUA Ralph Sánchez. E mais do que qualquer coisa que eu possa dizer sobre a importância do empresário para o automobilismo, melhor tomar emprestadas as palavras de alguém que ganhou uma segunda juventude nas pistas graças à insistência deste senhor. Um certo Emerson Fittipaldi, de quem eu reproduzo o depoimento certamente emocionado. Basta ler até o fim para ter a exata noção do que fez Sánchez, e do que poderia não ter ocorrido não fosse ele…

Querido Ralph,

Em 1983 você ligava insistentemente para o meu escritório em SP me convidando para pilotar o protótipo March Chevrolet – Spirit of Miami, o carro para o Grand Prix de Miami naquele ano, no Biscayne Blvd. – Bay Side Marina, um circuito de rua.

Minha resposta foi sempre “não, muito obrigado pelo convite mas já me aposentei, não voltarei a um cockpit”.

Passavam-se alguns dias, outra vez Ralph Sanchez ligando de Miami para me convidar mais uma vez. Minha secretária passava a mensagem e como você sempre foi um verdadeiro gentleman, super educado, eu atendia o telefone e você, com sua persistência e insistência tentava me convencer.

Você venceu, você me convenceu. Você sabe que nasceu vencedor em tudo o que fez!

Foi a primeira vez que fui a Miami. Você me hospedou no hotel Alexander em Miami Beach. Adorei!

O Spirit of Miami me esperava em Palm Beach. Em meu primeiro teste o acelerador travou e caí na lagoa – fiquei com medo que um crocodilo me pegasse.

Conheci o querido Tony Garcia, meu co-piloto, e Jim Bell, chefe da equipe. Adorei estar de volta num cockpit pole position. Liderando quebrou o câmbio. Quase ganhamos, competindo com equipes oficiais de fábrica. Foi espetacular!

Você conseguiu montar uma equipe pequena mas muito competente e motivada. Por esse resultado na segunda-feira seguinte recebi um convite para correr nas 500 Milhas de Indianápolis.

Graças à você realizei um sonho que sempre tive: participar da Indy 500.

Graças à você mudei-me com minha família para Miami.

Graças à você conquistei 2 vitórias na Indy 500.

Graças à você fui campeão da Indy.

Graças à você tive uma nova careira esportiva.

Graças à você veio depois de mim uma nova turma de brasileiros e latino americanos para correr nos EUA.

Graças à você meu neto Pietro, que nasceu em Miami, já ganhou em Hickory um campeonato da NASCAR.

Graças à você ele está indo para a Europa tentar fórmula.

Graças à você, com seu esforço, o automobilismo da Flórida, dos EUA, desenvolveu-se e prosperou.

Graças à você, ao seu trabalho e ao seu esforço, Miami tem hoje um lindo autódromo: Homestead.

Ralph, estivemos reunidos muitas vezes em um breakfast para homens cristãos em Coconut Groove. Você tinha muita fé em Deus e em Cristo.

Ralph, muito obrigado por tudo o que você fez por mim, por minha família e pelo automobilismo. Você fez muito mais do que imaginava. Você mudou a minha vida e a de muitas outras pessoas.

Tenho certeza de que você aí em cima e de que um dia nos encontraremos novamente.

Ralph, um grande abraço do amigo de sempre,

Emerson

Deixe uma Resposta

