Vettel über alles (Coluna Sexta Marcha)

Vettel über alles

Não, caro leitor, não sou versado no complicado e desafiador idioma da terra de Göethe, Beethoven ou Michael Schumacher, minha única experiência na Alemanha se deu… exatamente no circuito de Nurburgring, há exatos 15 anos, quando ali se disputava o GP de Luxemburgo (assim como Imola nunca foi sequer próxima de San Marino). Coisas de uma F-1 e de uma torcida que vivia àquela altura o desabrochar de uma idolatria, de uma paixão que hoje parece sem volta. Seria possível, então, encher duas, três, quantas corridas se fizesse no país. Atualmente há ídolos, Schumi encontrou um substituto à altura, mas o traçado que se esconde em meio às montanhas de Eifel só retornou ao circo por bondade de Bernie Ecclestone, que abriu mão do polpudo cachê cobrado a cada parada de seu espetáculo. O governo da Renânia do Norte, dono do complexo, tenta desesperadamente encontrar financiamentos para evitar a falência de um pedaço e tanto da história da velocidade.

É até redundante dizer que o grande charme do local – além das inúmeras barraquinhas que vendem cerveja e especialidades gastronômicas da região a uma multidão colorida – é o traçado Norte, apelidado de Inferno Verde, que aparece diversas vezes na estrada rumo ao circuito menor. Ali repousam histórias, exemplos da capacidade de enfrentar o risco e ignorar os perigos, mas também a memória de quem acabou tragado pela combinação de asfalto, metal e floresta.

Porque os 5.148m usados nos tempos da segurança acima de tudo são praticamente desprovidos de graça. O complexo criado após a reta dos boxes para permitir trajetórias diferentes deu um belo upgrade, mas não há aquelas curvas de tirar o fôlego, pontos em que carro e/ou piloto conseguem fazer a diferença. Bonito de ser ver mesmo é a longa tomada à direita que antecede o retão, quando as máquinas insistem em sair de traseira, e os volantes, nervosamente, fazem as correções. Aliás, não sei se o leitor notou, mas a Red Bull era tão equilibrada que Sebastian Vettel sequer precisava mudar a distribuição da frenagem ao se aproximar da chicane – mão esquerda o tempo todo no volante.

A incógnita dos pneus fez com que a Lotus entrasse na corrida; o alemão da Red Bull pode até ter dito que não resistiria por uma ou duas voltas suplementares, mas mandou na corrida para, enfim, poder dizer ao mundo que venceu em casa. Sensação certamente especial – eu me lembro bem da Schumimania de 1998, e imagino a Vettelmania. Raikkonen volta a mostrar do que é capaz, sua equipe não parece ter entregado os pontos como muitos imaginaram, e a Ferrari não será páreo para a dupla enquanto não largar nas duas primeiras filas. Problema com pneu houve, no singular, e felizmente o câmera atingido pela roda desgovernada de Mark Webber se recupera bem. Curioso com o título? Vettel acima de todos, como confirma o tradutor do Google.

Grave, de um jeito ou de outro

Quarta volta e a Ferrari de Felipe Massa passa reto no fim dos boxes, para desespero total do brasileiro, incapaz de fazê-la retornar à pista. A demora do time para esclarecer o incidente, por si só, tem algo de intrigante. Se foi um erro do piloto na freada, algo no carro falhou na hora de “resetá-lo”, e isso é grave. Se Massa está assumindo uma culpa que não é sua (e não seria uma hipótese absurda), é ainda mais sério. Ficou estranho…

Leiam as regras…

Muita gente andou sugerindo a desclassificação de Alonso por não ter levado o carro de volta aos boxes no fim da corrida. Pelo visto não leram as mudanças nas regras da categoria, que só falam em punição no treino oficial. Se há ao menos um litro de gasolina no tanque, passada a bandeirada é possível parar onde bem o piloto entender…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s