Não deixa de ser curioso…

Não, não quero falar da Marussia MR03 Ferrari, que finalmente deu as caras nos boxes de Jerez com as mesmas cores (teve gente achando que o carro viria alaranjado depois de ver as fotos de detalhes publicadas pelo time para entrar no clima) e a sensação de filho direto do MR02, apesar do motor totalmente diferente – em todos os aspectos, já que o V8 Cosworth agora é um V6 Ferrari turbo – além de manter um entreeixos de caminhão (expressão roubada do também jornalista Wagner Gonzalez). Que teria toda a pinta de GP2 anabolizado era algo previsto, assim como a Caterham, e tudo indica que andará em tempos próximos aos da categoria-escola.

Na verdade o que chama a atenção e motiva o título do post é a dificuldade encontrada pela Renault com seus propulsores, que têm o pomposo nome de Energy. Afinal, não custa lembrar que a Régie foi a primeira a apostar nos turbocompressores no circo, em 1977, transformou motores que eram conhecidos como bule de chá (tamanha a fumaça) em engenhos com 1.500cv e, mesmo na fase dos aspirados, soube levar Williams, Benetton, a escuderia da casa e agora a Red Bull a títulos e vitórias. Como se não bastasse, tomou da Cosworth o guru Rob White e foi a primeira a mostrar esboços e sons das novas unidades, já em maio. Na hora de integrar o complexo no chassi, conceber e produzir o sistema de recuperação de energia, baterias e periféricos, a coisa não saiu como esperado pelos lados de Viry-Chatillon. O que seria relativamente tranquilo, não estivessem Ferrari e Mercedes alegres da vida acumulando informações sobre seus motores. Vai ser difícil recuperar o terreno perdido…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s