Rodas de 13 ou 18 polegadas? Veja e tire suas conclusões…

Ninguém pode dizer que a Pirelli não está fazendo sua parte para manter a emoção na Fórmula 1. Bem verdade que houve o episódio de Silverstone’2013 mas, depois de compreendidos os motivos do dechapamento dos pneus na pista britânica, conhecida pelo grau de solicitação lateral sobre a borracha, resolveu-se o problema e ninguém mais reclamou. Nem mesmo do fato de que os compostos deste ano são bem mais resistentes e as escolhas muito mais conservadoras, justamente para evitar problemas. Os engenheiros e dirigentes têm procurado ouvir as observações e reclamações de pilotos e equipes para propor soluções.

Pois eis que amanhã, nesta mesma Silverstone, ela transformará em realidade um sonho de muitos amantes da velocidade: ver, na prática, como ficariam os carros do circo com rodas de 18 polegadas. Desde o começo da década de 1980, quando se mexeu nas dimensões das rodas traseiras, o tamanho é o mesmo – e o mesmo da GP2, da F-3, da F-Renault e de tantas outras categorias. Nos carros de produção, o fenômeno recente é o de aumentar o diâmetro das rodas e diminuir a carcaça dos pneus – tanto assim que rodas de 16, 17 ou 18 polegadas se tornaram comuns. E dão um aspecto muito mais agressivo aos carros.

Seria o mesmo na F-1. O que exigirá uma revisão completa dos projetos de suspensão, freios; distribuição de peso, aerodinâmica… Mas não é tão complicado para quem praticamente reprojetou as máquinas do ano passado para este. E pode se tornar realidade, se não em 2015, em 2016, por exemplo. As fotos e o videozinho mostram como é e como ficaria. O que você prefere?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s