Vale-tudo à inglesa…

Não tem como não ser fã do automobilismo inglês. Assim como na música eles se especializaram em exportar sons de qualidade, nas pistas também não fazem as coisas pela metade. Corre-se de tudo, em todo final de semana, e não importa se a grana no bolso é muita ou não; se o carro é um surrado Uno ou uma Aston Martin Vantage GT. Basta ver a quantidade de clubes que organizam e supervisionam campeonatos e corridas, uma verdadeira sopa de letrinhas. Temos BARC, BRDC, Britcar, BRSCC; cada qual com sua penca de campeonatos. Pois este post é justamente sobre o último deles, o British Racing & Sports Car Club, e uma iniciativa que serve de exemplo para qualquer país que se preze.

Nunca é demais lembrar que categorias surgem e desaparecem, regulamentos nascem e são trocados, e as máquinas ficam na garagem, pegando poeira caso não tenham onde e como correr. O que pensaram os amigos ingleses então: peguemos todo e qualquer protótipo (ou Sportscar, como eles conhecem) e criemos um campeonato em que todos podem acelerar. O sujeito tem um Radical SR3? Vale. Uma Audi R18? Na teoria, também. Lógico que há categorias (a lista está abaixo, em inglês), e que nem sempre potência e dinheiro a mais são sinônimos de vitórias.

No Open Sports Car Series (OSS, para os íntimos), cabe qualquer coisa. Inclusive os esquisitos Mallocks, monopostos carenados que não somam pontos, mas podem engrossar os grids. E há Junos, Radicals, Speads, um Lola/MG EX264 – temos CN, CN2, LMP675 e teremos provavelmente muitos LMP3, já que fabricantes como Ginetta e Oreca estão de olho no mercado. E até onde consta não há discussões inúteis, brigas de bastidores, tentativas de ganhar no grito. Todos se ajudam e quem pode mais chora menos. E pensar que nas garagens deste Brasil há protótipos e mais protótipos, Spyders, Aldees, Scorpions, Moros… Que inveja dos ingleses…

Class A          Over 2001 cc Class B          1501 to 2000 cc Class C          1301 to 1500 cc Class D          1001 to 1300 cc Class E           Up to 1000 cc Class F          Non motor cycled engined closed to cars over 2001 cc Class G         Non motor cycled engined closed top cars under 2000cc Class H         Single seater chassis based cars with sports prototype body work.

Examples, cars such as Speads, Stohr & AKS. These cars are ineligible for the Championship but compete for their own end of season cup.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s