Niko Salamandra: isso corre, e vence…

Um dos grandes baratos do automobilismo é justamente este: no post anterior falei de um protótipo de última geração, desenvolvido pelo departamento de competições de uma montadora (a Honda) que, embora destinado a uma categoria, a LMP2, que define um teto máximo para o conjunto chassi/motor, não é nada barata ou acessível. Pois neste post o assunto é uma máquina que está no extremo oposto.

Já há algum tempo falei do automobilismo colombiano, que ganhou nova linfa com o sucesso de Juan-Pablo Montoya e passou a revelar pilotos com uma velocidade impressionante – Carlos Muñoz, Sebastián Saavedra, Gabby Chaves, Gonzalo Tunjo, Julián Leal e Tatiana Calderón são os principais, embora nem todos tão talentosos quanto o hoje piloto da Penske na Indy. E o mais interessante é que o país vizinho tem apenas um autódromo, Tocancipá, próximo a Bogotá. E é nele que são disputadas, todos os anos, as 6h de Bogotá, que já tiveram inclusive exemplares de Daytona Prototypes e carros reciclados da Trans-Am no grid.

Pois o grande vencedor da prova deste ano é este modelo que você vê no post. Sim, entre protótipos Radical, Van Diemen adaptados, máquinas de turismo de todos os tipos e potências, levou a melhor esse “amontoado de tubos de aparência questionável” (eu particularmente achei interessante), o Niko Salamandra.

Que vem a ser não mais do que um chassi tubular em cromolibdênio semelhante ao das gaiolas de autocross; rodas de pista aro 13, freios Wilwood, diferencial Quaife e mecânica derivada de uma Suzuki Hayabusa 1.340cc, devidamente preparada para superar os 200cv. Com cerca de 400kg a seco, é muito ágil, e nas mãos de Juan Manuel González, Juan Diego Alzate e Gabby Chaves, foi o grande vencedor desta edição. A Niko, apenas para explicar, é uma empresa especializada na produção de componentes mecânicos de precisão, que se propõe a ser “o primeiro construtor colombiano de carros de competição. Quem disse que tem que ser caro e complicado. Assim também se corre e vence…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s