LMP2: quando mais é menos…

O amigo leitor saberia dizer aonde está o erro nas cinco fotos abaixo? Se for adiante a proposta discutida entre a FIA, o Automobile Club d’Ouest (ACO) e a IMSA, um dos cinco protótipos LMP2 coupé de nova geração (ou até mais) dança em 2017, quando entra em vigor um pacote de regras estudado para reduzir custos e consolidar a segunda categoria da endurance mundial. O pretexto para o post foi a apresentação do BR01, desenhado pelo craque italiano Paolo Catone a pedido do magnata, mecenas e piloto russo Boris Rotenberg.

Um ponto já está praticamente fechado: será um motor só, e apesar do sucesso do trabalho da Nissan, que tem vencido praticamente tudo, muito provavelmente a mecânica será de origem VW – o nome, no caso, será questão mercadológica, se Seat, Skoda, Audi, Porsche, Bentley, Lamborghini (eu apostaria nessa) ou a própria Volks.

Só que outra ideia que ganha força é a de limitar em quatro o número de construtores de chassi. Já imaginou? Como as fotos mostram, há mais fábricas do que vagas e, para piorar as coisas, se gigantes como a Dallara resolverem entrar no mercado, muita gente boa vai rodar. A Gibson (ex-Zytek) tem um carro no forno, mas pode não sair do papel. E Honda, Oreca, BR, Dome e Ligier já têm seus modelos prontos. Quem em sã consciência investiria num projeto que pode caducar em dois anos? E a grande graça da história do automobilismo sempre foi a concorrência, especialmente nas categorias de acesso. Imagine só que é possível termos mais fabricantes no andar de cima (LMP1) do que no reino dos artesãos, dos pequenos que querem se tornar grandes. Tomara que prevaleça o bom senso e, como ocorre nas duas rodas (com a Moto2), se a mecânica for uma só, que cada um tenha o direito de interpretá-la como achar melhor, dentro das regras…

BR01

Dome

Ligier

Honda ARX

Oreca 05

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s