Bem mais que a F-1 em Sepang

O blog já contou a história do italiano Marcelo Lotti, principal responsável pela consolidação do Mundial de Turismo (FIA WTCC) e jogado para escanteio assim que a Eurosport, organizadora e dona dos direitos da competição, achou por bem tocar a criatura por conta própria. Lotti passou um ano longe dos holofotes, mas respondeu à altura, criando um novo campeonato global que tem como um dos atrativos o custo menor na comparação com as máquinas do “irmão maior”, além de favorecer o desenvolvimento de carros partindo de uma base já existente ou independentemente dos fabricantes. O que nasceu como TC3 acabou se transformando em TCR International Series, para não passar a impressão de inferioridade (os carros do WTCC compõem a categoria TC1).

O italiano ainda tinha um coelho na cartola e, com a aprovação de Bernie Ecclestone, conseguiu fazer de sua nova criatura a preliminar do GP da Fórmula 1 da Malásia, neste fim de semana, em Sepang. E se nem todos os times conseguiram se preparar a tempo, serão 17 carros no grid, com nomes de respeito como Gianni Morbidelli, Jordi Gené, Pepe Oriola, Andrea Belicchi, Stefano Comini e Michael Nykjaer. Motores turbo 2.0, potência na casa dos 260cv, tração dianteira, câmbio sequencial e pneus Michelin formam a receita de um campeonato que conseguiu bons apoiadores técnicos e dará origem a várias séries pelo mundo (Benelux, EUA, Portugal, Itália e Nacam – Colômbia/Venezuela/Costa Rica/Peru/República Dominicana terão seus campeonatos ou categorias à parte até o ano que vem). Seat, Honda, Ford, Opel e VW têm tudo para vender muitas máquinas pelo mundo, e dos certames nacionais e regionais surgirem pilotos e equipes para correr na série principal.

Se eu já critiquei quem andou enchendo o panorama internacional de categorias, neste caso considero bastante interessantes a fórmula e a proposta, especialmente por envolver países que andavam na periferia do esporte – o Chile, por exemplo, apareceu no calendário original, e só preferiu adiar sua estreia para 2016 para adequar o Autódromo de Codegua. Taí uma opção interessante para quem cresce no kart brasileiro sonhando com algo mais do que as rodas descobertas. Em tempo, o espírito reinante é por enquanto tão amistoso que a equipe de Franz Engstler, que deixou o WTCC, teve autorização para alinhar três Audi TT devidamente depotenciados, enquanto os VW Golf GTI do time não ficam prontos. Olha que ninguém chiou…


TCR International Series
Inscritos

Franz Engstler (ALE)   Engstler Liqui Moly        Audi TT/VW Golf GTI

Mikhail Grachev (RUS) Engstler Liqui Moly        Audi TT/VW Golf GTI

Lorenzo Veglia (ITA)           Engstler Liqui Moly        Audi TT/VW Golf GTI

Gianni Morbidelli (ITA)       West Coast Racing       Honda Civic TCR     

Kevin Gleason (EUA)         West Coast Racing       Honda Civic TCR     

René Munnich (ALE)          West Coast Racing        Honda Civic TCR     

Michael Nykjaer (SUE)      Target                           Seat León Cup Racer

Stefano Comini (SUI)          Target                           Seat León Cup Racer

Andrea Belicchi (ITA)         Target                          Seat León Cup Racer

Jordi Oriola (ESP)              Campos Racing            Opel Astra OPC

Igor Skuz (UCR)                Campos Racing             Opel Astra OPC

Diego Romanini (ITA)         Proteam                        Ford Focus ST

Ferenc Ficza (HUN)           Zengo Motorsport           Seat León Cup Racer

Frank Yu (HKG)                Craft-Bamboo                Seat León Cup Racer

Pepe Oriola (ESP)             Craft-Bamboo Lukoil       Seat León Cup Racer

Jordi Gené (ESP)               Craft-Bamboo Lukoil       Seat León Cup Racer

Sergiy Afanasiev (RUS)      Craft-Bamboo Lukoil       Seat León Cup Racer

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s