Hora de abrir os olhos para a China…

Ano passado, chamei a atenção num post para a invasão russa nas pistas da Europa, proporcionada pelo dinheiro de sobra (não se questiona aqui as origens, mas normalmente de quem herdou serviços e empresas estratégicas dos tempos do comunismo, como bancos, petróleo e gás), o que hoje é mais do que uma realidade, para qualquer categoria que se olhe. Pois outra potência que até agora dava as costas para as pistas resolveu acordar, e vem com tudo. Falo da China, até agora representada por pilotos que tinham alguma ligação distante, mas normalmente nacionalidade dupla (ou oriundos de Hong Kong e Taipei). Agora não é mais o caso, embora também sobrem sobrenomes orientais antecedidos por nomes como Frank, James ou Henry.

Ma Qing Hua deixou de ser o folclórico e desconhecido reserva da finada Hispania para se tornar titular a tempo pleno da armada Citroën no Mundial de Turismo (WTCC). E tem feito bastante bonito para quem tem de medir forças com José Maria López, Sebastien Loeb, Yvan Muller, Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini, entre os mais famosos. E não é só ele: a Europa recebeu uma invasão silenciosa da turma dos olhinhos puxados, disposta a tirar o atraso e aproveitar a quantidade para dela tirar a qualidade.

           Acisportitalia/divulgação

A Ferrari, que não é boba, já puxou para o seu Driving Academy “um tal” de Guan Yu Zhou, de 15 anos, que vem dominando de forma impressionante o italiano de F-4, com média de 26 a 28 carros por etapa. Na versão francesa da categoria de entrada para os monopostos está Ye Yifei. Zhang Dasheng, de 17, preferiu investir nas categorias de GT e é um dos protagonistas da Porsche Carrera Cup italiana. E no kart começam a despontar com bons resultados Zheng Jianian, Sun Yue Yang e Yifei Xia.

Sem contar o surgimento da F-Masters China, com os mesmos chassis Tatuus 010 da F-Abarth, que serviram de inspiração para os atuais F-4. Se a concorrência rumo ao topo já estava se tornando desleal, o que dizer agora que o país mais populoso do planeta se moveu e traz consigo o dinheiro das várias empresas que ganham espaço e marca própria (Lenovo e Xiaomi entre elas)? Não demora muito e teremos alguma escuderia com motores Chery ou Jialing (JAC). O resto do mundo que abra os olhos para a turma dos olhinhos fechados…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s