As máquinas do WRC serão assim…

Você está vendo um esboço do que serão as máquinas da categoria principal do Mundial de Rali (WRC) a partir de 2017. Depois de muito elaborar sobre o tema e ouvir opiniões de pilotos, equipes, fábricas e organizadores, chegou-se à conclusão de que era necessário tornar os carros mais espetaculares, sem abrir mão da segurança. Algo como uma tentativa de voltar aos tempos de glória do Grupo B, sem que a integridade de pilotos e navegadores esteja em tamanho risco como na era do Audi Quattro; do Ford RS200; da Lancia Delta S4 e do Peugeot 205 T16.

Como a preocupação principal é de não gerar nova escalada de custos, muito menos a criação de protótipos sem qualquer vínculo com o modelo de rua, a ordem foi mexer em pontos específicos, sem revolucionar o que vem sendo feito. Assim, seguem os motores 1.600cc turbo, só que com menor restrição à entrada de ar, o que é sinônimo de mais potência (na casa dos 380cv). A aerodinâmica foi o aspecto que recebeu maior atenção: os carros poderão ser até 12 centímetros mais largos do que a carroceria de série – estamos falando das protuberâncias que acompanham os parachoques e recobrem as rodas. A asa traseira será bem maior do que as atuais e o extrator de ar será mais extensa. Com 25 quilos a menos na balança, a combinação promete ser sensacional e capaz de proporcionar um espetáculo à altura da tradição da modalidade. Considerando-se o trabalho feito com as categorias inferiores, que agora são denominadas, de R5 a R1 (a menos potente e mais próxima da produção em série), tem tudo para vir coisa boa por aí. VW, Toyota, Hyundai e Ford (M-Sport) já confirmaram que desenvolverão novos modelos, a Citroën ainda pensa, mas a coisa promete ficar boa…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s