Sim, se pode…

Primeiro semestre de 2012. Sim, há quase quatro anos chegava a meu conhecimento a ideia de construir um autódromo internacional em Curvelo, distante 160 quilômetros de Belo Horizonte, o que seria mais uma de tantas tentativas, projetos, sonhos. Ainda que no início houvesse poucos elementos que garantissem o sucesso da empreitada, valia a pena acreditar, mesmo porque todo o tipo de ajuda, seja com uma simples divulgação neste espaço, seria importante para fazer a pequena bola de neve rolar ladeira abaixo, transformando-se numa avalanche.

Houve um primeiro terreno, um primeiro esboço de pista, tanto um quanto o outro mudaram, mas a ideia louca seguiu adiante, talvez de forma mais forte do que eu pudesse imaginar. Olha que por muito tempo eu acompanhei de longe, até ter a chance de conhecer tudo de perto, ao lado dos organizadores da F-Truck, que saíram entusiasmados da visita, muito embora o traçado ainda estivesse desenhado na terra. Voltei alguns meses depois e não só pude descobrir como ele ficou coberto por algumas camadas de asfalto, como ter a sensação de acelerar com meu carro de rali ao longo dos mais de quatro quilômetros de extensão e entender um pouco do que tanto se comentava sobre o desenho, que não precisou de nenhum Herman Tilke, é brasileiríssimo, assim como várias soluções encontradas para tornar o complexo mais eficiente e seguro.

Hoje o Circuito dos Cristais é tanto uma realidade que já aparece na primeira versão do calendário da Stock Car para 2016, como a penúltima prova da temporada. E a Truck também é presença quase certa, assim como a primeira edição do Mineiro de Motovelocidade – e na esteira dele os certames da Moto 1.000GP e do Superbike Series Brasil. E se houve narizes torcidos e expressões de ironia e descrédito quando se falou em trazer eventos internacionais, essa turma deve rever seus conceitos. Nessa semana, não apenas um, mas dois ex-pilotos craques da Moto GP estiveram em Curvelo e viram que trazer a competição máxima das duas rodas ao coração das Minas Gerais está longe de ser loucura. Se Alexandre Barros, que dispensa apresentações, tem ajudado como consultor e parceiro, o italiano Franco Uncini (sim, o campeão mundial das 500cc em 1982, pela Suzuki, este no meio da foto) é nada menos que o diretor de segurança da Dorna, a organizadora do certame que envolve Rossi, Márquez, Lorenzo, Pedrosa e tantos outros. Com eles, o espanhol Javier Alonso, diretor de eventos da Dorna.

Se Alex já tinha uma boa ideia do trabalho feito, Uncini e Alonso se mostraram bastante impressionados, mesmo olhando com a visão fria de quem tem de pensar em todos os aspectos – segurança, logística, estrutura, acessos. Como o trabalho tem sido pensado inclusive para atender as normas de homologação da FIM, mais rígidas inclusive que as da FIA, e os detalhes ainda podem ser ajustados conforme as recomendações (o que não é o caso numa pista pronta), fazer com que o complexo integre o calendário da Moto GP é menos complicado do que parece – lógico que, a esta altura, estamos falando, na melhor das hipóteses, em 2017. E, se as duas rodas podem, não haveria qualquer dificuldade em trazer o WTCC, ou a TCR International Series, ou o FIA RX Rallycross, só para ficar nas possibilidades concretas. Sem contar que poderíamos ter um ótimo palco de testes para os times das várias categorias, obrigados a lutar contra o frio e as intempéries do inverno europeu e procurar destinos alternativos em suas pré-temporadas. É, moçada, pode começar a se beliscar. O que foi apenas um pedaço de papel hoje é uma bola de neve impressionante, que ainda pode crescer muito, mesmo no calor da terra dos cristais que dão nome ao circuito…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s