Tracksplit: já viu autódromo com bifurcação?

Sabe quando você procura uma coisa e a curiosidade te leva a encontrar outra? É exatamente o que me aconteceu hoje, ao buscar informações sobre “um tal circuito de Meppen, surgido onde antes era uma usina termoelétrica”. Primeiro, fui descobrir que a tal pista está na Alemanha, bem próximo da Holanda, e faz parte de um complexo que ainda conta com kartódromo, área para quadriciclos e UTVs, restaurante e outras formas de recreação. Sim, você vai dizer, e daí? Pois pesquisa daqui, lê dali, e fui me dar conta que a pista, bastante curtinha (2.157m) e mais indicada para eventos corporativos, trackdays e corridas de categorias menores é a primeira no mundo a adotar o conceito de Tracksplit. Sabe o que isso significa? Trata-se da ideia de um holandês chamado Will Joosten, indignado com a dificuldade cada vez maior para ultrapassar e a necessidade de adotar artifícios como o DRS e o KERS para superar quem vai à frente. E que nada tem de maluco, nem de complicado. O conceito criado por Mr. Joosten é criar uma espécie de bifurcação que faça com que os pilotos adotem trajetórias diferentes num mesmo ponto – algo como aqueles canteiros centrais que de repente aparecem e te obrigam a escolher um lado ou outro. Assim, teoricamente superar o adversário ficaria menos complicado.

Pois Meppen, que começa a operar oficialmente nos próximos meses, terá o tracksplit do desenho justamente na reta maiorzinha – como a pista volta à configuração normal logo depois, minha dúvida é se alguém quiser alargar a trajetória na saída, já que, até onde consta, dois corpos ainda não ocupam o mesmo lugar no espaço. Basta você lembrar como costumam ser as saídas de boxes para entender como estamos falando de algo crítico. E Joosten, que pelo visto não é ávaro de ideias, foi além, e resolveu pensar como ficariam Spa, Nurburgring, Silverstone, Monza e até Mônaco com traquitanas semelhantes. Pode até ser que dê molho às corridas (eu me lembro de ter visto um circuito de short track nos EUA em forma de oito, com direito a cruzamento no meio do caminho), mas que está mais para gincana do que pra qualquer outra coisa, está. Se bem que, a continuar como está na F-1, principalmente, pode ser algo a considerar num futuro próximo…

Circuit Meppen with data

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s