Os números do circo em 2017. Tem coisa boa e ruim…

A Pirelli não falha. Desde que passou a fornecer pneus de forma exclusiva ao Mundial de Fórmula 1, em 2011, a casa italiana, agora em mãos chinesas, faz questão de, a cada fim de temporada, compilar algumas das principais estatísticas do ano que passou. Algumas coisas são pura brincadeira, como o número de pizzas preparadas, os quilos de pasta consumidos ou o total de tweets postados, mas há bastante coisa mais séria e relevante.

Os cálculos permitiram definir exatamente qual o ganho nos tempos das novas máquinas na comparação com a geração anterior. Na média, 2s540 em condições de qualificação e 2s698 nas corridas, o que bate com a expectativa de organizadores, equipes e da própria Pirelli ao planejar a geração dos modelos com pneus mais largos (e não só eles). Outro gráfico interessante mostra que, em algumas curvas, as velocidades cresceram cerca de 30 quilômetros por hora, tal como também se imaginava.

Só que, a maior resistência dos pneus (pedido dos times), somada ao paredão aerodinâmico criado com as novas regras, que dificulta a aproximação a quem vai à frente e desfavorece as manobras de ultrapassagem, cobraram um preço alto para o espetáculo. Segundo o balanço, foram 435 ultrapassagens nos 20 GPs, ou 47% a menos do que no ano passado. Nas ruas de Sochi, pasme, houve uma mudança de posição na pista, e não mais. O número de pitstops médio passou a 1,5 por corrida, o que é menos do que o ideal para movimentar as estratégias e chacoalhar o andamento das provas.

Como há pouco a fazer em termos das regras técnicas, a obrigação de mudar um pouco o panorama cai novamente no colo dos italianos (e chineses) – a ideia é endurecer novamente cada composto para que haja ao menos dois pitstops por corrida. Vai ser o jeito enquanto não se pensa em modos mais firmes de facilitar a tarefa dos pilotos sem torná-los apenas reféns do DRS. A se aguardar…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s