Um belo protótipo que poderia ter sido, mas…

A história foi publicada pelo site francês Endurance-Info, para dar os devidos créditos, mas vale ser contada aqui, tanto mais que o blog e o “dono” do blog gostam de mostrar máquinas pouco conhecidas, ou que não passaram do estágio de projeto, de esboço. Foi exatamente o que aconteceu no caso dessa imagem que o post reproduz.

Em 2009, no auge da disputa entre os protótipos diesel na então Le Mans Series (e nas 24h de Le Mans), a Oreca, criada por Hughes de Chaunac (que adquiriu a estrutura de Henri Pescarolo), cansada de apanhar para os times de fábrica, cogitou criar um protótipo LMP1 que se valesse da mecânica de Audi ou Peugeot. Conversou com as duas montadoras e encontrou disposição dos compatriotas de ceder o conjunto motor/câmbio/suspensão traseira tal e qual usados no 908. E encarregou David Floury, ainda hoje projetista-chefe da marca (e responsável pelo bem-sucedido LMP2) de esboçar a máquina. Os estudos de CFD chegaram ao resultado abaixo que, você há de concordar, ficou sensacional. O problema é que o suporte financeiro esperado não chegou e a ideia acabou abortada – De Chaunac ainda teve a chance de alinhar um 908 em Le Mans e Sebring, vencendo de forma surpreendente as 12 horas da Flórida.

O mais curioso de tudo é que o competente francês e sua experiente equipe acabaram convocados pela Toyota para gerir, na pista, a operação dos protótipos TS 030, 040 e 050. Não a diesel, mas um programa de fábrica do mesmo modo, com presença confirmada na Superseason do Mundial de Endurance e direito à participação luxuosa de Fernando Alonso. O mundo dá voltas…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s